domingo, 25 de março de 2007

Google AdWords - Campo minado?

Dando uma olhada no fórum oficial do AdWords me deu pena... Gente deseperada sem a menor idéia de como o sistema funciona perdendo rios de dinheiro tentando trazer visitantes para seus sites.

Em primeiro lugar quero definir a minha posição: eu acho que o AdWords (ou pay-per-click em geral) é o maior avanço de marketing dos últimos anos, talvez das útimas décadas. Não, eu não estou viajando na maionese não, Perry Marshall, a maior autoridade mundial em Google AdWords concorda comigo.

Através do AdWords (ou de qualquer outro sistema pay-per-click) você tem a singular oportunidade de colocar seu anúncio na frente de um potencial cliente no exato momento em que ele está procurando pelo seu produto ou serviço. Qual outra forma de marketing que oferece esta indiscutível vantagem? Hummm, talvez a defunta lista telefônica?!

O problema com o AdWords é que houve abuso (muito abuso) por parte dos anunciantes no passado e o Google começou a perceber que os internautas estavam evitando clicar nos links patrocinados porque nunca encontravam a informação que estavam procurado, só encontravam ofertas comerciais.

A maior parte dos internautas não navega com o cartão de crédito na mão, esperando encontrar um site com um produto que ele possa comprar, como faria se estivesse andando no shopping ou numa rua comercial. As pessoas buscam basicamente informações na Internet, a compra é geralmente uma consequência. Mesmo que a pessoa esteja procurando por um produto específico que ela deseja comprar, ela quer primeiro buscar informações sobre este produto.

Aqui nos EUA houve muito abuso também por parte dos membros dos programas de afiliados (modalidade de parceria onde uma pessoa indica visitantes a um determinado site e recebe comissões pelas vendas resultantes da visita). Então o que se via nos idos de 2003, 2004 eram certas palavras chaves que retornavam 10 links patrocinados com o mesmo site (o oficial e seus afiliados). Isso reduzia a qualidade da experiência do usuário do Google, que então abriu os olhos e acabou com a festa que era chamada de "Google Cash".

Os esforços do Google então tem sido em direção a forçar os sites anunciantes a oferecerem conteúdo de qualidade, equiparando a coluna da direita (links patrocinados) com a coluna da esquerda (resultado orgânico ou natural). O Google tem sido cada vez mais exigente nesta busca por qualidade - quem não oferecer uma solução de conteúdo satisfatória deve pagar mais, dependendo do caso, até 1000 vezes o valor que um site de qualidade está pagando por seus cliques.

Eu tive a oportunidade de fazer estágio na Strategic Deals, que é uma empresa de investimentos em websites aqui em Seattle. Entre outros sites, eles administram a versão em português de uma dos meus sites favoritos, o Sonhos Estratégicos. Eles pagam entre 0.01 e 0.05 por clique, mantêm uma posição privilegiada entre o 1º e o 3º nos resultados, enquanto seus concorrentes, estima-se, estão pagando entre 0.25 a 1.00 por clique! E como eles fazem isto? Porque eles têm dinheiro? Não! Porque eles dominam o campo minado do AdWords, enquanto seus concorrentes estão se batendo, brigando com o quality score, tendo seus lances mínimos elevados de repende para R$5,00, R$10,00 por clique...

Os arquivos de ajuda do AdWords definitivamente não são suficientes para explicar como o negócio funciona. Fico de cara de ver o pessoal reclamando tanto no fórum oficial quanto em outros lugares, listas de discussão, blogs, etc. Tem gente que está certa de que o Google elevou seus lances mínimos para R$10,00 porque o que eles querem é mais dinheiro... Enquanto eles ficam chingando o Google, seus concorrentes estão fazendo a festa pagando réles centavos pelos mesmos cliques.

2 comentários:

Anônimo disse...

Indico a leitura do livro:

Google Adwords - A arte da Guerra
"A batalha nos links patrocinados"

autor: ricardo vaz monteiro
editora: Brasport


A minha empresa gerencia campanha para links patrocinados. Aos interessados, acessar www.estrategiadigital.com.br

Rodrigo Sampaio

Anônimo disse...

Esse livro sobre o Adwords é ótimo, ele tem um hotsite: http://www.adwords-arte-da-guerra.com.br/

com mais informações,