quinta-feira, 29 de março de 2007

Conteúdo Duplicado

Há uma grande discussão na área de SEO sobre o grau de importância da penalidade por publicação de conteúdo duplicado. Bom, se você não sabe o que é isso, vai uma rápida explicação: para melhorar a qualidade dos resultados de busca, mecanismos como o Google e o Yahoo fazem uma análise do conteúdo dos sites para evitar que apareçam nos resultados várias páginas com conteúdo idêntico. Com o Google a situação está ficando cada vez pior. Se um site de reputação (do ponto de vista do Google) publicar um determinado artigo, todos os demais sites que publicarem (mesmo que já tenham publicado **antes** do site em questão) serão penalizados por publicação de conteúdo duplicado. Esta penalização se dá através da perda substancial de posições nos resultados de busca.

Acho que nos resultados em Português esta penalização não chega a ser muito notável, pois não há muita competição e repetição de conteúdo como nas buscas em Inglês, mas mesmo assim, é bom que você conheça esta regra e fique ligado para que o seu site não seja eventualmente penalizado.

Aqui nos EUA, assim como em outros países de língua inglesa, uma das técnicas mais utilizadas para conseguir mais links para o próprio site, consequentemente ganhando mais posições nos mecanismos de busca é a publicação de artigos nos chamados bancos de artigos. Como sempre acontece com técnicas de SEO, esta também foi usada e abusada e os resultados das buscas começaram a ficar poluídos com artigos de baixa qualidade que tinham a única intenção de somar mais um link para um determinado site. Além disso, para certas palavras chave, as primeiras páginas dos resultados continham repetidas vezes os mesmos artigos, publicados em diferentes sites.

Por outro lado, há sites com ótima reputação que fazem a vida publicando artigos de qualidade de autores conhecidos. O problema é que estes autores sindicalizam seus artigos para diversos outros sites, o que gera invariavelmente conteúdo de qualidade, porém repetitivo. O grande dilema então é: estes sites devem ser penalizados? eles já estão sendo penalizados pelo Google?

É claro que se o site é de qualidade e oferece um conteúdo que atende às expectativas do visitante a resposta seria não, mas aos olhos do Google estes sites também devem ser penalizados, pois mesmo publicando material de qualidade, ainda assim é repetitivo e para o usuário, do ponto de vista do Google, a qualidade deve estar na busca em primeiro lugar. Se uma pessoa repetidas vezes ao buscar sobre um assunto qualquer no Google encontrar na 1º página 8 repetições do mesmo artigo publicadas em 8 sites de qualidade, ela irá eventualmente mudar de site de busca e o Google perderá um usuário.

Novas mudanças no algorítimo do Google nos meses de Fevereiro e Março tornam a análise de conteúdo ainda mais complexa, mas isso é assunto pra outro post!

2 comentários:

Anônimo disse...

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Anônimo disse...

Nesse sentido, também há uma preocupação quanto aos sites de informação online que disponibilizam a funções de imprimir no final de seus textos.

Para que ela exista, é necessário que haja uma duplicação no banco de dados do site numa formatação diferente da HTML.

Como todos nós já sabemos, issa característica penaliza do site por duplicação de conteúdo.

Para estes casos, é necessário orientar os boots a não indexar estas páginas no roobts.txt.

Obrigado

Rodrigo Sampaio
www.estrategiadigital.com.br