terça-feira, 27 de março de 2007

Subindo a escada dos sites de busca

Acho que não há nenhum outro ramo do webmarkting que gere mais confusão do que o processo de otimização de páginas para mecanismos de busca chamada de SEO (search engine optimization - otimização para sites de busca).

Os sites de busca, principalmente o Google e o Yahoo estão evoluindo e ficando mais espertos para evitar a manipulação dos resultados, ou seja, tudo o que eles querem é fornecer aos seus usuários a maior qualidade possível, a melhor experiência de busca, pois é isso que garante a sobrevivência deles, certo? Se o Google só retornasse resultados fracos que não correspondessem acuradamente à busca realizada, ele jamais teria se tornado tão rapidamente o mecanismo de busca mais popular do mundo. O que faz as pessoas usarem repetidas vezes o mesmo site de busca é a rapidez em que conseguem encontrar exatamente o que estão procurando.

Você lembra que há um tempo atrás o Alta Vista era um dos mais populares mecanismos de busca? Você lembra quanto tempo você precisava dedicar para encontrar a informação que estava procurando? Você não encontrava nada na 1º página, nem na 2º, nem na 3º....

Aí surgiu o Google e hoje em dia, raramente você precisa passar da primeira página. Logo de cara você já encontra o que está procurando. É isso que tornou o Google tão popular, a qualidade. O Google luta com todas as suas forças para evitar que pessoas mal intencionadas otimizem páginas que não estão relacionadas ao tema da busca e não oferecem valor ao usuário e consigam ficar nas primeiras posições. É por isso que as regras do jogo estão sempre mudando. Quando os espertinhos descobrem o próximo truque para colocar suas páginas nas primeiras posições, a qualidade dos resultados cai e os sites de busca precisam afinar seus algorítimos para filtrar estas páginas de baixa qualidade e jogá-las para o final da busca, onde elas jamais serão encontradas.

Um grande problema, principalmente nos países de língua portuguesa é que há muito pouco material atualizado sobre o assunto e muita coisa que funcionava em 1999, funcionava em 2003, 2004, mas agora não funciona mais. Algumas das técnicas que você pode encontrar por aí pode até te prejudicar.

Quer um exemplo? A famosa troca de links! Ainda encontramos aos montes como dica para otimizar o posicionamento, trocar links com outros sites. Há muito, mas muito tempo mesmo (em se tratando de tempo virtual!), os sites de busca (principalmente o Google) sacaram a jogada e criaram mecanismos que diminuem consideralvelmente o valor de links trocados. Além disso, um fator determinante para que seja definida a sua "reputação" online é "para quem você linka". Se você começa a trocar links com todo mundo, você está correndo o risco de linkar para um site indesejável do ponto de vista dos sites de busca ou que por alguma razão tenha sido punido. Por estar linkando para este site, você será também punido. Em alguns casos, você pode ser até banido das buscas completamente.

Eu vejo gente ingênua, sem conhecimento, entrando nestes esquemas em sites de troca de links, troca de banners. Os coitados acham que vão receber mais visitantes em seus sites e acabam sendo penalizados. Eles acabam nem sabendo o que aconteceu, nem sequer que foram penalizados, só ficam se perguntando por que seus sites nunca aparecem nas buscas...

Eu também vejo gente se preocupando com as defuntas meta tags (códigos HTML que nos idos do século passado ajudavam os mecanismos de busca a entender o conteúdo do seu site e posicioná-lo nos resultados). A meta descrição pode até ser útil pois é utilizada na descrição do seu site que aparece na busca. A meta keyword está completamente morta. O algorítimo do Google nem sequer a lê.

Eu vou estar falando mais sobre SEO nos próximos posts. Minha dica para você é tomar cuidado com o que você lê por aí sobre o assunto. Veja sempre a data do texto. Textos mais velhos que 2 anos estão completamente ultrapassados.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa Wilson, foi muito bom ler seu artigo! Eu estava perdida tentando encontrar informações para melhorar a minha posição nos sites de busca e estava prestes a me cadastrar numa troca de banners (pois eu queria também mais visitantes). Seu artigo me levou a fazer outras buscas sobre o assunto e realmente você está correto. O ideal mesmo é não linkar para ninguém, a não ser que você saiba que o outro site tenha uma reputação boa, principalmente perante o Google.

Anônimo disse...

Realmente a tag keywords não é mais usada por ser muito manipulada...

Mas há outras meta-tags extremamente importantes como a necessidade de retorno dos boots para indexação de um novo conteúdo e aquela outra que autoriza (ou não !) a indexação de uma página qualquer.

CARLA

Note no texto que não é aconselhável linkar os sites mal intenciondos. Felizmente, a maioria dos sites não têm esse perfil !

rodrigo sampaio
www.estrategiadigital.com.br