quarta-feira, 18 de abril de 2007

SEO - O que é mais importante para posicionamento no Google?

Esta é uma questão complicada. Uma porque o Google muda as regras do jogo constantemente, outra porque ele nunca abre totalmente as portas e diz como é que analisa e posiciona as páginas em seu ranking. Através de observação, tentativa e erro, experts "adivinham" como o algorítmo no Google funciona, além de se basearem nos famosos "white papers" que o Google eventualmente libera com informações sobre como posiciona as página (apesar de nunca revelar completamente as regras do jogo).

Até algumas semanas atrás o fator mais importante era a quantidade e qualidade dos links que apontavam para uma determinada URL (não digo site, pois a URL em questão poderia ser uma URL secundária dentro do site e não a principal). Links continuam sendo importantes, no entanto, como o Google percebeu que muita gente se utilizava de truques para conseguir mais links (diversos sites da mesma pessoa um apontando pro outro, compra e venda de links, etc), além do famoso efeito "Google bomb" que fazia com que algumas páginas adquirissem um posicionamento alto devido ao termo contido no link e não ao seu conteúdo. O mais famoso é o "click here". Ao digitar click here no Google Americano, a página número 1 que aparece é a do Adobe Acrobat Reader pois centenas de milhares de sites linkam para a página do Acrobat com a famosa frase, "este arquivo exige o Acrobat Reader para leitura, se você não possui este programa, clique aqui (click here)", com o clique aqui sendo o link. O Google "prometeu" resolver o problema do Google bomb, então não sei se quando você estiver lendo este artigo, ele já não estará solucionado...

De qualquer forma, devido à estes pequenos problemas, o Google elevou a importância do conteúdo e criou um algorítmo para analisar o conteúdo de uma página. Esta análise visa eliminar aquelas páginas produzidas automaticamente por softwares com o único objetivo de se posicionarem bem, além disso, quando mais o Google "entende" o conteúdo de uma página, mais qualidade ele pode oferecer à busca já que ele retorna resultados cada vez mais próximos do que a pessoa está procurando.

E o que isto significa para você webmaster que está buscando uma forma de melhorar seu posicionamento no Google? Quanto mais páginas e conteúdo seu site tiver, mais o Google olhará para seu site com bons olhos. Links continuam sendo muito importantes, assim como o título da página (não o título do seu site, mas o título de cada página específica). Como já disse em outro post, as velhas meta tags (descrição e keywords) são praticamente ignoradas pelo Google, não perca tempo com elas, encher cada página com diversas repetições das palavras-chave também não adianta, basta poucas repetições, suficientes para que o Google entenda qual o tema da página, de preferência no título da página (que não é o título que é visível), e algumas menções no conteúdo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Texto muito bom. Direto e objetivo.

Parabéns !

www.estrategiadigital.com.br

Anônimo disse...

Quando você diz que o Google analisa o conteúdo, isso significa que ele varre as demais páginas do site, ou apenas a inicial? Digo isso proque meu site tem uma página de abertura, praticamente sem texto algum! Será que isso prejudica o meu posicionamento?